segunda-feira, 24 de setembro de 2007

NECESSAIRE

Este é o nome de uma égua sui generis. Começou sua campanha no Cristal. Corria pouco, não conseguiu sequer se colocar. Levada ao Rio, lá também acumulou fracassos. Tanto que seus interessados do Haras Santa Maria de Araras resolveram dela se desfazer. Colocaram-na à venda em um leilão realizado em Bagé e por baixo preço, acabou sendo negociada a um proprietário do Uruguai. Foi então para Maroñas. Resolveram tentar corrê-la lá antes de a égua ser encaminhada à reprodução. Tinha um bom pedigree a filha de Bright Again. Veio a agradável surpresa. Necessaire mudou da noite para o dia, passou a acumular vitórias na terra charrúa. Virou craque até, ganhou os grandes clássicos uruguaios, inclusive enfrentando os machos. Com isso, tornou-se ídolo dos apaixonados turfistas uruguaios. Mas o tempo fez seu trabalho e a égua desgastou-se fisicamente e teve que encerrar campanha no final de 2006. Face esses antecedentes, despertou a cobiça do importante Haras de La Pomme, da Argentina. Domingo passado, Necessaire fez sua despedida dos turfistas de Maroñas, desfilando pela última vez no intervalo entre as provas do dia. Foi ovacionadíssima.
PENCA DE TUPANCIRETÃ
Nesse Domingo, lá pelas 16 horas, será corrida a primeira eliminatória do 5º GP Brasilio Abreu Terra, a grande penca de "Tupan". Concorrem animais procedentes do Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é claro. O prêmio ao ganhador será de 40 mil Reais e o treinador do campeão levará 20 mil Reais. A final está marcada para as 15 horas de segunda-feira. Haverá uma homenagem póstuma ao criador Fabio Wairich, prematuramente desaparecido na semana passada. O cavalo Jack Camangueiro, filho de Fritz, o reprodutor-chefe do Haras Henrique Wairich, correrá com as sedas de Fabio.
BENITO BERUTTI
Perdemos, também, o "Velho Bena". Aos 81 anos, vítima das complicações naturais da idade, faleceu o jornalista Benito José Berutti. Por longos anos foi ele o brilhante escriba que comparecia diariamente às páginas do Correio do Povo, com sua coluna Photo Chart, tratando de turfe, é óbvio. Junto com seu irmão, René, e com seu amigo Rubens Rosek, fundou em 1958, a revista Turfe de Bolso, que heroicamente circulou por largos anos no meio turfístico do RGS. Era uma época em que as principais emissoras de rádio transmitiam as carreiras e os jornais, todos, tinham uma página de turfe. Nos últimos tempos, Benito deixou de ser visto no Cristal, impedido pela doença que acabou por ceifar-lhe a existência. Uma lástima.

Nenhum comentário: