segunda-feira, 24 de setembro de 2007

AS PENCAS

Nós, os turfistas, somos teimosos e continuamos na batalha mesmo sob o mau tempo que se abate sobre a atividade. Não só nos hipódromos de volta fechada que ainda nos restam, mas também nas canchas retas que se concentram no sul do país, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com grande predomínio de nosso estado. Na semana passada tivemos a penca de São Gabriel. Bom público presente, enfrentando a chuva e o frio para assistir os três ternos que a compunham. Os três ganhadores foram todos filhos do reprodutor do Haras Henrique Wahirich, o norte-americano Fritz. Na final, disputada segunda-feira passada, o favorito Jogada de Mestre (Fritz e Russian Blue, por Ghadeer) prevaleceu com facilidade à frente de seus irmãos paternos, Jake e Jeiko, respectivamente segundo e terceiro colocados na penca. O tempo do ganhador para os 450 metros foi de 24s78. Detalhe curioso. A cancha do Jockey Club de São Gabriel termina junto ao Rio Ibicuí. E com as chuvaradas da semana passada, este transbordou. Resultado: após cruzarem o disco, os potros finalistas, foram parar dentro das águas turbulentas do rio, com sérios riscos, mas felizmente nada de grave aconteceu. O movimento de apostas frustrou as expectativas, talvez em função da intempérie. Não passou de 65 mil reais.
Agora é Lages
Hoje, às 15:30h, acontece a final da grande penca catarinense, o XXVIº GP Cidade de Lages, que homenageia o atual prefeito da cidade, Renato Nunes de Oliveira e mais seis vultos da reta: Dante Luíz De Franceschi, Nilton Carlesso, Guido Irineu Pellanda, Ricardo Slaviero, Ênio e João Carlos Vendrusculo. A prova em 600 metros tem a polpuda dotação de 100 mil reais, sendo a metade destinada ao ganhador. Concorrem potros inéditos, perdedores, ou ganhadores de terno, estes com sobre-carga. O evento mobilizou a comunidade turfística, lotando os hotéis da cidade com os carreiristas enfrentando o frio de "renguear cusco" que se abate sobre a simpática metrópole do sul catarinense.
Ricardo x Russel Baze
Jorge Ricardo mantém-se a frente do canadense, que atua preferencialmente na Califórnia, Russel Baze, na disputa sobre quem é o maior ganhador em atividade no turfe mundial. Até quinta-feira passada Ricardinho totalizava 9775 vitórias contra 9762 do rival. São números fantásticos. Para se ter uma idéia, vale lembrar que o gaúcho T.J.Pereira ganhou a estatística da Gávea, obtendo em um ano 227 vitórias, número menor do que o obtido por Jorge Ricardo em apenas seis meses de atuação na Argentina.

Nenhum comentário: