segunda-feira, 24 de setembro de 2007

FESTA GAÚCHA


Na quinta-feira, o Jockey Club do RGS sediou três provas clássicas importantes do calendário da entidade local: O Derby Riograndense, em 2.400m, 3ª prova de nossa Tríplice Coroa e as duas versões da Taça de Cristal, promoção da Associação Gaúcha dos Criadores do Cavalo de Corridas – AGCCC. O Derby teve um campo tecnicamente fraco e acabou sendo vencido, de forma brilhante, por Ed Mais, conduzido pelo veterano H. F. Santos, que soube se defender dos partidos que o condutor de Querido Pampa, C. A. Vigil lhe aplicou na reta de chegada. Ed Mais é treinado por Luís Carlos Ávila que mais uma vez demonstrou seu talento para a profissão.
As taças, na milha, para os dois anos, deram o que falar. Principalmente a versão dos machos. For Good Reasons ganhou com todos os méritos. Não acertou a partida mas seu jóquei fez questão de ir para a vanguarda. O pupilo de Neimar Canut se agigantou na ponta, defendendo-se, sempre, dos ataques do favorito Dublinense. Na reta, como fazem os jóqueis na maioria das provas do Cristal, o piloto de For Good Reasons, C. Garcia, levou-o para fora. Dublinense foi junto, sem chegar a ser tocado por seu oponente. No final, cansou, correndo para dentro e ainda perdendo a dupla para PT Prince. Subiu a bandeira de reclamação e, numa decisão no mínimo discutível, For Good Reasons foi distanciado para o terceiro lugar e a vitória dada de presente para o PT Prince, do Stud Xavante. Na Taça de Cristal das fêmeas, a favorita Dulce Anita, do Stud-Haras Maluga (leia-se Edemilson Souza) mostrou que não tem rivais na turma aqui no Cristal. Ganhou por vários corpos, com Jussana em segundo, seguida de Juventude.

DERBY DE EPSOM

Hoje a festa é inglesa. Mais de cem mil pessoas estão acampadas no entorno de Epsom Downs, e lotarão o palco da mais famosa corrida do turfe mundial, o Derby de Epsom. Só pelo simples fato de chegar em primeiro, no difícil percurso de 2.400 metros, o herói da prova passa a valer mais de uma dezena de milhões de dólares. O favorito é Authorized, um irlandês, filho do francês Montjeu, na inglesa Saumarez e que vem de levantar o importante Racing Post Trophy, prova de grupo I. Para fechar a relação cosmopolita, o italiano Lanfranco Dettori será o piloto do favorito, cujos proprietários são os árabes Saleh Al Homaizi e Imad Al Sagar. O turfe é de fato universal.

Nenhum comentário: