terça-feira, 30 de outubro de 2007

VEM AI A MAIOR PROVA DO TURFE GAÚCHO: O GRANDE PRÊMIO BENTO GONÇALVES

As provas turfísticas são classificadas por seu grau de importância relacionando-se também a importância dos animais que a disputam. Esta classificação é definida pelos grupos e uma prova de Grupo I reúne os melhores animais: os cavalos Grupo I.
O G. P. Bento Gonçalves é a mais importante prova de areia do Brasil e é uma prova de Grupo I.
No próximo dia 15 de novembro, às 18 e 30 horas os porto-alegrenses que estiverem presentes no Hipódromo do Cristal vão sentir as emoções da única prova de Grupo I que se corre em nossa cidade e participar de mais um momento histórico do nosso turfe, em sua nonagésima oitava edição, no ano do centenário da entidade.
A criação do Grande Prêmio Bento Gonçalves remonta a 1909, isto é, decorridos dois anos da fundação (sete de setembro de 1907) da Associação Protetora do Turfe, e ocorreu durante a administração do presidente Antônio Pedro Caminha, homem que consolidou o turfe em Porto Alegre.
A prova disputou-se pela primeira vez no "Prado Rio Grandense", no bairro do Menino Deus, área hoje ocupada pelo parque da Secretaria da Agricultura. A partir de l910, passou a se realizar no hipódromo dos Moinhos de Vento, bairro Independência, até 1958, quando Estensoro, aos 3 anos, montado por Antonio Ricardo, pai do hoje campeão Jorge Ricardo, sagrou-se vencedor do último Bento ali realizado. No dia 6 de dezembro de 1959, Chaval, também montado por Antonio Ricardo batia Guindo por 10 corpos e tornava-se o primeiro animal a ganhar a prova no então novo Hipódromo do Cristal. No ano seguinte, seria a vez de Zago, montado por Oraci Cardoso, em final complicadíssimo, bater por cabeça ao paulista Gavroche diante de um público record de 50 mil pessoas. Grandes tempos aqueles que nos animam para estarmos mobilizados para o próximo dia 15 de novembro, vivendo mais uma página desta prova única. Proprietários locais se agitam e buscam um parelheiro para defender suas sedas no Bento. É o caso, por exemplo,de Aluizio Merlin Ribeiro, que adquiriu em São Paulo ao 4 anos, Starman, frequentador da esfera clássica em Cidade Jardim, especialmente para esse fim. Trará Jorge Ricardo da Argentina para montá-lo. Uma grande atração a mais. O Bento 2007, como se vê por esse pano de amostra, promete muito. Talvez a grande imprensa até se anime a divulgá-lo com a antecedência necessária. Seria mais do que justo, não é mesmo?

Nenhum comentário: