terça-feira, 20 de novembro de 2007

TRES DERBIES

São Paulo, Buenos Aires e Montevidéu. Os seus três derbies aconteceram no fim de semana passado. O de Cidade Jardim foi palco da vitória de um potro gaúcho,criado em Bagé,pelo Haras Old Friends (parabéns dr. Flores). Mas este não foi Meu Rei, criado no mesmo haras e que ganhara as duas primeiras etapas da tríplice coroa paulista. O filho de Vettori não gostou da raia pesada e rendeu muito abaixo do esperado.A vitória foi de seu companheiro de haras, Mr. Universo, mais um craque produzido pelo extinto Roi Normand. Ele surgiu por fora, na reta, em fulminante atropelada, sob o governo de A.M. Souza e não teve para seus adversários. Passou por cima de todos. Celtic Princess, a favorita, lutou com seu jóquei, J.Moreira, durante grande parte do percurso, escabeçeando, querendo se mandar na frente,mas sendo contrariada por seu piloto,talvez cumprindo instruções.O fato é que a potranca do Stud Jéssica, mostrando ser mesmo uma craque,chegou a retomar a ponta, no início do linheiro final,mas não conseguiu se desvencilhar de Biólogo, que avançou a seu lado.Os dois travaram uma luta sem quartel, que só foi se definir em favor do potro, nos últimos metros. Mas aí, Mr. Universo,feito um bólide, já havia passado para a ponta e livrado 2 corpos, com seu jóquei fazendo pose para o público. Celtic Princess conservou o terceiro, a duras penas, menos de cabeça à frente de Jeune Turc,que avançava no final. Celtic Princess desistiu do Pellegrini ( vai direto para os Estados Unidos) mas o Brasil será representado por Mr. Universo na festa máxima do turfe portenho,em 15 de dezembro próximo.

No Uruguai, o seu GP Nacional,em 2500m,foi ganho com autoridade pelo favorito, Café Silver. O filho de Cafetin, treinado pela ex-joqueta argentina,Yolanda D’Ávila, marcou 157s43 para a distância, com o brasileiro Relento formando a dupla. Os 2 outros brasileiros, inscritos no Nacional, correram pouco. Gomek foi quinto e Alcorano penúltimo.

Já o valioso GP Nacional de Palermo teve este ano uma bolsa de 1 milhão de pesos e uma multidão foi ao prado, lotando todas as dependências daquele tradicional campo de corridas. Com as apostas se elevando a mais de 4 milhões de pesos, ou cerca de 1,milhão de dólares, foi também um sucesso financeiro. Mas o ganhador do Derby foi uma agradável surpresa para nós. Ilusor,que seria o favorito,não correu e Índio Glorioso, que havia levantado a segunda prova da tríplice coroa, ao vencer o GP Jockey Club em San Isidro, rendeu pouco na areia de Palermo,chegando num inxpressivo sexto lugar.A surpresa agradável chama-se Eye of Tiger, um filho do modesto reprodutor chileno Tempranero, criado pelo brasileiro Alessandro Arcangeli ,no haras El Alfalfar,na Argentina e pilotado pelo peruano Edwin Talaverano. Puchet (Potrillón), faixa de Índio Glorioso, salvou pelo menos as pules de placé. Formou a dupla. E... se acabou o espaço.

Nenhum comentário: