sábado, 24 de novembro de 2007

O SHEIK FOI ÀS COMPRAS

Mohammed bin Rashid al Maktoum tem uma burra de petrodólares que parece inesgotável. Além dos investimentos miliardários que realiza em Dubai, o proprietário da Godolphin não pára de botar dinheiro em cavalos de corrida. Para reforçar o plantel de seus haras, o homem mandou brasa nos leilões da Fasig Tipton Selected Sales que se realizaram em Kentucky, por estes dias.Através de seu agente, John Fergusson, o sheik investiu a “mixaria” de 33 milhões e pico de moedas verdes, para adquirir 8 éguas de primeiro nível, tendo em vista reforçar o seu plantel de reprodutoras. E começou por adquirir a multi - campeã Playfull Act,descendente do extraordinário reprodutor Sadler’s Wells ,vazia,(tinha abortado de Kingmambo) pagando o preço-recorde de 10 milhões e meio de dólares.Imaginem quanto pagaria se estivesse prenhe?...As outras compras não ficaram muito atrás.Ele arrematou,por exemplo, a ganhadora da Breeders Cup Distaff de 2006, Round Pond (Awesome Again), de 5 anos,pagando 5milhões,750 mil dólares.Em seguida, o martelo foi batido nos 4 milhões de dólares,importância paga pela notável potranca de 3 anos, Octave (Unbridled’s Song). E seguiu comprando: 3 milhões por Asi Siempre (El Prado)de 5 anos,mesma quantia dispendida para adquirir a 7 anos Indy Five Hundred (A.P.Indy),cheia de Kingmambo,cujo serviço vale 250 mil dólares.Prenha do mesmo garanhão,Evil(Hennessy),de 9 anos,valeu 2milhões e 700 mil,enquanto Melhor Ainda (Pulpit),prenha de Maria’s Mon e Rosa Parks (Sadler’s Wells).coberta por Kingmambo,saíram mais barato para o homem,apenas 2 milhões e 300 mil.
Mas não parou por aí o dispêndio de petrodólares. Sentindo que sua scuderie não estava com a bola toda para a temporada de Dubai, que está começando,nosso sheik botou mais uma graninha e comprou o craque da Alemanha, Schiaparelli (Monsun) um cavalo de 4 anos, ganhador de 9 carreiras, as últimas 4 consecutivamente. Foi negócio particular, de montante não revelado,mas é certo que de milhões de dólares. Esses números, que chegam a assustar a nós, sulamericanos, dão uma idéia do negócio representado hoje em dia pelo cavalo de corridas. Uma fábula de dinheiro jorra de suas patas. O puro sangue tranformou-se em comodditie das mais valiosas nos Estados Unidos e Europa, onde o turfe é reconhecido como uma atividade industrial de peso e valorizado pelos seus governantes. Já aqui no Brasil, é melhor nem falar...
Apenas como curiosidade, e para encerrar este artigo, informamos que o meeting de Dubai (onde o jogo é proibido) é todo patrocinado... Adivinhem por quem?

Nenhum comentário: