sábado, 24 de novembro de 2007

AS LIÇÕES DO BENTO DO CENTENÁRIO

Por Ricardo Fellizola

No último dia 15, tivemos um dia memorável no Hipódromo do Cristal e a presença de público combinada com o belo espetáculo de pista. Foram 11 páreos da melhor qualidade, que evocaram os velhos tempos e troxeram uma vontade enorme de repetição. Tivemos animais que se destacaram, como Urban Anki, nos 1820 metros do Clássico Nestor de Magalhães; a potranca Juventude nos 2.000 metros para éguas, Dubai na milha e o veloz Az de Clark no velocidade. Entre os jóqueis, além de Jorge Ricardo, cabe destacar Tiago Josué Pereira, o líder da Gávea, que ganhou duas provas clássicas e tirou um segundo; os locais, Douglas Paz montando Urban Anki e Claudinei Garcia que, mesmo barrado no Bento da condução do favorito Realy the First, bateu sua ex montaria com o potro Ptprince, levando o segundo lugar em esmerada condução, como havia feito no Protetora. Entre os treinadores, Antonio Carlos Silveira, preparou Juventude, vencedora e os placês de Oligarca Gaúcho e PtPrince , na milha e no Bento, isso sem falar no esmero de Dulcidio Guignoni no preparo de Starman.
Velhos turfistas e muitos novatos combinaram-se nas quase dez mil presenças no hipódromo. Viu-se que as corridas realizadas à tarde têm outro sabor: permitem que as crianças estejam divertindo-se nas dependências do prado, enquanto os pais curtem um prognóstico no decorrer dos páreos.
O Bento do Centenário provou que o turfe vive adormecido na alma da população de Porto Alegre e que, diante do significativo projeto de urbanização que se realizará ao redor do hipódromo, ali teremos, em breve, as condições perfeitas para repetir espetáculos como os do último feriado. Cabe agora, com mais afinco ainda, reconduzir nossas reuniões turfísticas para as tardes ensolaradas de dias propícios para atração do público em geral, e do apostador, especificamente. Voltar para os fins de semana, respeitando-se a grade com as entidades coirmãs do centro do país, é o maior objetivo agora.

Nenhum comentário: